sábado, 20 de agosto de 2011

Refletindo sobre projetos na Escola

A seguinte frase que destaco do texto Elaboração de Projeto diz “...O conhecimento do ponto de vista técnico e pedagógico sobre as especificidades e implicações envolvidas no uso dos recursos tecnológicos dá ao professor condições de elaborar seus projetos de sala de aula incorporando de maneira significativa a tecnologia aos conteúdos curriculares, envolvendo questões transversais e dando o caráter interdisciplinar ao conhecimento tratado na globalidade em seu fazer pedagógico” A tecnologia de fato veio a ajudar ao trabalhos direcionados a metodologia Projeto, pois é um recurso que ajudar o aluno a buscar, criar e demonstrar seus conhecimentos e auxilia o professor nas questões interdisciplinares e com assuntos atuais, facilitando o direcionamento de ações não somente com conceitos e sim com recursos audiovisuais onde o aluno consegue entender o que o conceito a prática, em determinadas disciplinas.

Segundo Almeida “a avaliação de projeto desenvolvido pelos alunos com a mediação do professor pode ser feita em termos de processos e produtos.” Avaliar projeto não é uma forma difícil, pois o aluno é direcionado a todo o momento pelo docente com estratégias aos procedimentos em coleta de dados a produção até a demonstração do trabalho, e acredito que essa metodologia se faz presente para valorizarmos o aluno num todo e não somente na escrita, fator importante quando se trata de provas na sociedade, porém essa busca do próprio conhecimento poderá ajudá-lo a demonstrar suas habilidades educacionais que somente a escrita não proporcionaria.

Trabalhar com projetos para ambos docente e discente não é fácil, é uma prática pedagógica que esta sendo cobrado apenas alguns anos pelas instituições de maneira assídua há bimestres ou semestres, acredito que a maioria dos docentes consegue compreender a importância da interação interdisciplinar e a produção que o aluno poderá alcançar, as dificuldades sempre existirão, devemos focar no grupo docente que queira interagir na troca de experiência e nos estudantes que queiram construir o conhecimento, dessa forma conseguiremos ter êxito profissional.


Um comentário:

  1. Oi Suzana!

    Realmente o trabalho com projetos estimula a aprendizagem, pois possibilita a contextualização dos conteúdos e torna a aprendizagem significativa para os alunos. Agora, é importante não perdermos o foco: o currículo. Os conteúdos precisam estar muito bem identificados, definidos e integrados.
    Abraços

    Régia

    ResponderExcluir